Coordenadoria de Educação Inclusiva realiza formação continuada para profissionais de apoio

Com a presença de mais trezentos auxiliares de docência da Prefeitura de Montes Claros, a Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, no dia 13 de abril, no auditório do Colégio Berlaar Imaculada Conceição, uma formação continuada para os profissionais de apoio (auxiliares de docência de acompanhamento), que teve o intuito de abordar variados temas referentes à atuação do profissional e ainda oferecer orientações para colaborar diretamente com o exercício da função nas unidades de ensino.

Na abertura da formação, a supervisora educacional, psicóloga e servidora do Município, Antônia Aparecida da Silva, ministrou uma palestra sobre o papel dos auxiliares de docência na construção da autonomia das crianças com deficiência. Ainda ressaltou que “é preciso evidenciar os benefícios da inclusão para a pessoa com deficiência e uma maneira de demonstrar esse avanço é apresentar à comunidade escolar quantos alunos desenvolveram sua autonomia ao ponto de não mais necessitar desse apoio”.

Em seguida, a especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Patrícia Santana, que atua como professora em Sala de Recursos Multifuncionais, apresentou sugestões práticas para atuação em diferentes situações no ambiente escolar. Com experiência na atuação tanto na regência como no AEE, Patrícia apontou diversas possibilidades de atuação para os auxiliares no contexto escolar, com foco nos aspectos de higiene, alimentação, comunicação e locomoção; e ainda enfatizou a importância da rotina das crianças autistas com diferentes comprometimentos e possibilidades de soluções.

“O evento proporcionou estreitar as relações de trabalho e evidenciar a atribuição e responsabilidade do auxiliar de docência para o acompanhamento das crianças público-alvo da educação inclusiva”, explica a psicopedagoga e coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte Pereira.

Durante o evento, que também contou com as presenças da secretária municipal interina de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, e da diretora técnico-pedagógica, Elisângela Mesquita, a coordenadora Meirielle abordou os aspectos de conduta dos profissionais, destacando o papel de cada um no que se refere à inclusão, bem como a importância de cumprir a estrutura organizacional do educandário. Ainda orientou os presentes quanto às atribuições e à importância do profissional no processo escolar.

Postado originalmente por: VinTV

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