cursos da Unimontes são renovados pelo CEE e Subsecretaria de Ensino Superior

O Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Subsecretaria de Ensino Superior de Minas Gerais (SEE/SU) renovaram o reconhecimento de cinco cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros: Ciências Contábeis, Geografia (Licenciatura) e Serviço Social, ministrados no campus-sede, Geografia, do campus de Pirapora (Norte de Minas) e Tecnologia em Gestão Pública, de Pompéu. Os pareceres foram divulgados com base nas visitas in loco realizadas pelas comissões compostas pela Subsecretaria de Ensino Superior.
Desde a vinculação da Unimontes à estrutura da Secretaria de Estado de Educação (SEE), definida pela atual gestão do Governo de Minas, este foi o primeiro processo de renovação do reconhecimento de cursos da instituição. Neste aspecto, é importante destacar que a Subsecretaria de Ensino Superior do Estado adotou novas diretrizes para avaliação, com base nas instrumentações já implantadas pelo Ministério da Educação. Uma delas é a participação de dois avaliadores credenciados pelo MEC.
A professora Andréa Helena Puydinger De Fazio é a coordenadora de Graduação, da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, e explica que o processo de renovação do reconhecimento dos cursos teve início logo após a posse da subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira Fagundes, ao final de outubro/2019. “A nova tramitação nos foi apresentada pela subsecretária e equipe, em reunião na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Em seguida, compartilhada em encontros posteriores com os coordenadores dos cursos da Unimontes, os que receberiam as visitas ainda em 2019, assim como os demais”.
CRITÉRIOS
Ainda conforme a coordenadora de graduação da Unimontes, houve o processo posterior à visita, com a elaboração dos relatórios pela comissão, análise institucional das considerações apresentadas e os trâmites na Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, até a divulgação do parecer de aprovação. Desde então, completa a professora Andréa De Fazio, “são cumpridos os procedimentos de análise dos critérios observados pelos avaliadores, de acordo com o Instrumento de Avaliação do MEC: infraestrutura, projeto pedagógico, corpo docente, produção docente, alinhamento com as diretrizes nacionais curriculares”, dentre outros pontos.
Com base nos novos critérios, o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis foi renovado por 5 anos e a renovação para o curso de Serviço Social é de 4 anos. No formato anterior, foram avaliados os cursos de Geografia (Licenciatura), renovados por mais 3 anos. Já o curso de Tecnologia em Gestão Pública, do núcleo avançado de Pompéu (Centro do Estado), que já estava em processo de suspensão de oferta, teve a situação formalizada pela SEE-MG.
“O reconhecimento dos cursos é um processo natural dentro das instituições de ensino superior. Sobre esta renovação específica, com novidades no processo avaliativo, houve desafios para todos. O resultado alcançado é fruto do trabalho conjunto e do completo envolvimento entre as coordenações dos cursos, equipes de professores, chefias de Departamento, Pró-Reitorias de Ensino e de Planejamento, Gestão e Finanças, Biblioteca e Secretaria Geral”, finaliza a professora.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar