Deputados discutem subnotificação dos casos em Minas

A confiabilidade dos dados sobre a Covid-19 em Minas Gerais e os cuidados necessários à flexibilização do isolamento social dominaram parte dos debates na Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26/5/20).
A subnotificação dos casos de coronavírus em Minas Gerais foi destacada pelos deputados André Quintão e Cristiano Silveira, ambos do PT. Eles lembraram que Minas é um dos estados com menor índice de testagem de Covid-19 em todo o Brasil. A falta de testes, segundo eles, pode levar a decisões equivocadas. “Isso pode induzir uma flexibilização antecipada (do isolamento social), baseada em números irreais”, advertiu André Quintão.
Em contraponto, o deputado Carlos Pimenta (PDT) disse que Minas Gerais tem agido de forma correta na contenção da Covid-19, algo que se reflete na baixa ocupação dos leitos de tratamento intensivo por pacientes infectados pelo novo coronavírus. “A taxa de ocupação dos leitos de CTI por pacientes de Covid é de 15%”, afirmou.
Um caso que destoou das notícias de Minas Gerais nos últimos dias foi lembrado pelo deputado Betão (PT): a situação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, que teve 204 alunos com teste positivo para Covid-19. Ele ressaltou que instituição manteve os estudantes em regime de internato, mesmo diante das determinações de isolamento social. Betão recomendou cautela às escolas em suas medidas de retorno às aulas presenciais, nas próximas semanas e meses.
Atividades econômicas durante pandemia preocupam parlamentares
Outros parlamentares trataram de medidas para reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 em diferentes setores. Marília Campos (PT) mostrou-se preocupada com dois segmentos que estão sem exercer suas atividades devido ao isolamento: o setor cultural e os proprietários de vans escolares. Segundo ela, os motoristas das vans não estão incluídos em nenhum programa de auxílio dos governos federal, estadual ou municipais.
Já o deputado Zé Guilherme (PP) mostrou preocupação com o retorno das atividades esportivas em Minas Gerais. Segundo ele, o futebol profissional já se prepara para retornar ao campo, mas o amador e outros esportes podem ter mais dificuldades. Segundo ele, é importante entender o esporte também como profissão e, nesse sentido, ele ressaltou que muitos atletas estão desempregados. Ele defendeu o debate com o governo estadual para estabelecer prazos e normas para essa retomada.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar