Disparada de casos de Covid em Montes Claros

População no não faz uso da máscara colocando em risco a saúde – Foto: NCB

Para muitos apenas mera coincidência, para outros efeito da flexibilização. Quer seja uma coisa, quer outra, o certo é que Montes Claros começa a semana ultrapassando os 50 casos confirmados de Coronavírus ( eram 54 até a tarde desta segunda feira, 25) entre a população e demonstra que a curva, antes achatada pelo distanciamento social, agora parece querer rumar para o ápice em tempo recorde.
Pelo visto, essa é uma tendência em todo o estado.  Segundo informações do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, 58 cidades mineiras tiveram confirmações de casos de coronavírus pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em apenas uma semana (Entre 18 de maio e esta segunda-feira, 25). O número destaca que a doença abandonou os grandes centros e está caminhando a passos largos por municípios e regiões mineiras.
Do número de 853 municípios de Minas Gerais, 385 já tem casos de Covid-19 registrados. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou, apenas entre a manhã de domingo (24) e esta segunda-feira (25), que mais 294 mineiros estão infectados com o coronavírus, e o número total desde o mês de março é de quase 7.000 – são 6.962 casos. Se os contaminados  brotarem na proporção matemática em que estão aparecendo, até a primeira semana de Junho, metade das cidades mineiras estará assolada pelo vírus.
Em Montes Claros, o decreto da última quinta feira, 21, expedido pelo Prefeito Humberto Souto, proporcionou a abertura de parte do comércio não essencial para realização de atividades financeiras. De lá para cá em apenas dois dias, 5 casos foram confirmados no município.
Outro problema observado é que além do grande volume de pessoas caminhando pelas ruas da cidade, uma parte da população não se incomoda em utilizar a máscara, exigida pelo decreto para quem quiser sair fora de casa.
Juiz de Fora, na Zona da Mata, não é mais a segunda cidade de Minas Gerais com a maior concentração de casos de Covid-19 – apesar de ter o segundo maior número de óbitos no Estado, 26 até o momento. Com 503 moradores diagnosticados, a cidade fica atrás de Uberlândia. O município do Triângulo Mineiro atestou 559 casos confirmados da doença, e 14 pessoas morreram após serem contaminadas. Governador Valadares, na região leste do estado, ultrapassou os 113 casos da doença e é uma das cidades com mais contaminações na região.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar