Em parceria com a Cemig, Trilha da Leitura promove “Semana do Meio Ambiente”

A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), realizou, de 4 a 7 de junho, a “Semana do Meio Ambiente” no Parque Municipal Milton Prates. A atividade, que teve como objetivo incentivar o consumo consciente de energia e de todos os recursos naturais, contou com a presença de alunos do Ensino Fundamental de nove educandários do Sistema Municipal de Ensino: Vidinha Pires, Dr. Crisantino Borém, Alcides Carvalho, Dú Narciso, Jason Caetano I, Bolivar de Andrade, Dr. Mário Tourinho, Joaquim José de Azevedo e Profª. Neide Melo Franco.

Durante os quatro dias, os estudantes puderam acompanhar o espetáculo teatral “Consumo consciente – faço parte dessa história” que trouxe como novidade, além do foco na energia e no meio ambiente, a presença de um novo personagem, o Super Energia. Na trama, a menina Lalinha é surpreendida pelo herói enquanto brincava de soltar pipa no parque. Super Energia veio parabenizá-la por ter aprendido que só se deve brincar em locais seguros, longe dos postes e fiações elétricas. Além disso, ele mostra todos os aparelhos e como fazer para economizar energia ao utilizá-los. Ao final, Super Energia a presenteia com uma revista da Cemig, que mostra como cuidar da energia e do meio ambiente. Após o inesperado encontro, Lalinha faz a viagem pelo mundo da literatura no intuito de se libertar do consumismo e preservar o meio ambiente.

“A parceria com a Cemig nos possibilitou abordar a economia de energia como mais uma forma de proteção ao meio ambiente. E o teatro aborda o assunto de forma suave e convidativa, ensinando todos a cuidar do meio em que vivemos. Foram quatros dias de muita aprendizagem e verdadeiras viagens de leitura”, destaca a professora e coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.

De acordo com a agente de comercialização da Cemig, Maria de Lourdes da Fonseca Fabre, a parceria com a Prefeitura veio ao encontro da proposta de orientar, formar, e despertar a consciência das pessoas: “através do teatro, foi possível atingir o público infantil de uma forma bastante abrangente. As crianças aprendem rapidamente a mensagem, têm a capacidade de transmitir o que aprendem aos demais, além de cobrarem dos adultos um comportamento coerente com o que ensinam”.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar