Feira de Ciências do Norte de Minas abre inscrições para participação de escolas

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, o ensino superior se une à educação básica para troca de conhecimentos. Na data, será realizada a 8ª edição da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros. As escolas interessadas em participar com a exposição de projetos podem realizar a inscrição até o dia 27 e setembro, por e-mail.

Neste ano, o tema central para os trabalhos é “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”, em concordância com o tema da Semana do Conhecimento da UFMG. No evento, serão expostos até vinte trabalhos técnico-científicos do ensino superior, fundamental, médio e médio-técnico. As propostas podem ser apresentadas nos formatos de mostra, oficinas ou apresentações culturais.

O professor Charles Martins Aguilar, coordenador da comissão organizadora do evento, ressalta que a Feira é um momento para a divulgação científica no meio acadêmico e também em meio à comunidade estudantil externa à universidade. “É um evento que promove a comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a iniciação à prática cientifica em estudantes a partir do ensino básico. Proporciona também ambientes de imersão na curiosidade e no saber, onde se percebe a interdisciplinaridade da ciência, o que estimula o surgimento de exposição de ideias, troca de saberes e suas discussões na dimensão do conhecimento científico”, disse.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por e-mail para o endereço: [email protected], com a apresentação do trabalho e ficha de inscrição preenchida (disponíveis no site). Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica, Superior e Cursos Técnicos, de instituições públicas e privadas, compatíveis com o formato da Mostra da Feira de Ciências. As informações gerais sobre as inscrições estão na chamada publicada na última semana.

A feira é aberta ao público e recebe a visitação de estudantes e professores do Estado, além de interessados da comunidade em geral. As escolas interessadas em realizar a visita, devem agendar com antecedência, com envio da ficha de inscrição pelo mesmo endereço de e-mail.

Professor Charles ressalta que a Feira permite a aproximação da ciência do cotidiano, apresentando alternativas e ideias de baixo custo a serem realizadas corriqueiramente no ensino. “A vivência dos estudantes, proporcionada pela execução dos projetos, escrita dos trabalhos e participação na feira proporciona o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, da capacidade comunicativa, mudanças de hábitos e atitudes, o desenvolvimento da criticidade, maior envolvimento e interesse; e promove o desenvolvimento da criatividade e da habilidade investigativa nos estudantes, que serão multiplicadores de conhecimento e incentivarão a pesquisa nas escolas, as responsáveis pelo desenvolvimento da próxima geração de cientistas brasileiros”, completou.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: