Inteligência artificial: comunidade pode fazer teleconsultas gratuitas sobre o coronavírus

Bem vindo ao Dr. Presente 2.0. Bom dia. Posso te ajudar a saber mais sobre o Coronavírus. Digite: 1 – para dúvidas sobre o Coronavírus, 2 para fazer avaliação de risco e 3 – sou profissional de saúde. O atendimento por inteligência artificial (IA) é uma realidade já aplicada por vários negócios no mundo e tem impulsionado o segmento de health techs, startups que solucionam problemas de saúde e melhoram a qualidade de vida por meio de tecnologias e inovação.
É o que pretende também o Dr.Presente, IA desenvolvida pela Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer, organização não – governamental, sem fins lucrativos, de Montes Claros que conta com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Trata-se de uma teleconsulta acessível a qualquer pessoa. A iniciativa esclarece dúvidas e faz análise de risco dos sintomas do Novo Coronavírus (Covid-19), gratuitamente, pela internet por meio de uma conta no WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz mais utilizado no mundo.
APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE
O conselheiro da Associação Presente, Jarbas Soares esteve com o reitor da Unimontes professor Antônio Alvimar Souza nesta segunda-feira (18/5). Na oportunidade, agradeceu a parceria da instituição e destacou a importância do serviço de atendimento online, cujo objetivo é orientar a população e desafogar as unidades de saúde diante da pandemia da Covid-19.
O serviço conta com o apoio de mais de 30 profissionais voluntários, entre médicos, enfermeiros e psicólogos da Unimontes, que realizam o atendimento personalizado pelo sistema online, sem nenhum custo. 
Desenvolvido pela startup Help Health, especializada em inteligência artificial para soluções em saúde, Dr Presente simula a triagem de pacientes. Ao acessar a ferramenta, o usuário preenche um questionário. Com base nas respostas, é feita a triagem do usuário para um atendimento via telemedicina. A consulta virtual é realizada pelos voluntários sem custo algum.
“Dependendo da classificação de risco feita pela AI, ao final do preenchimento do questionário, é aberta uma solicitação para teleconsulta com um de nossos voluntários para esclarecer dúvidas, avaliar riscos e orientar medidas necessárias para proteger a saúde da população”, explica Priscila Bernardina Miranda, médica oncologista e presidente da Associação Presente.
“O serviço de utilidade pública disponibiliza informações relevantes na contenção do novo coronavírus. Nosso objetivo é contribuir de alguma forma para evitar o colapso do sistema de saúde, garantindo assim atendimento aos pacientes que mais precisam. Foi a forma que encontramos para nos mantermos fieis à nossa missão de prevenção e promoção da saúde”, assegura Priscilla Miranda.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar