Mineradora ameaça comunidades tradicionais

As ameaças aos direitos da população do Norte de Minas, em especial das comunidades tradicionais, em função de licença prévia concedida à Mineradora Sul Americana de Metais (SAM), serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (16/12/19). A reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos, às 9h30, no Auditório José Alencar.
Segundo a deputada Leninha (PT), que solicitou a audiência, entre os riscos com o início das atividades da mineradora está o de escassez de água. A região já sofre com a seca anualmente e, para ela, o problema pode aumentar se a empresa se instalar, como previsto, na microrregião de Grão Mogol e Padre Carvalho. A parlamentar já conduziu audiência sobre o assunto no município de Montes Claros.
Na ocasião, a deputada Leninha afirmou que mais de 40 comunidades tradicionais na região estão ameaçadas, não só pela mineradora, mas também pela grilagem de terras, pela exploração da monocultura do eucalipto, pelas barragens e outros grandes empreendimentos, conforme denunciou.
Entre essas comunidades estão os quilombolas de Lapinha, em Matias Cardoso, em conflito com latifundiários, e os geraizeiros de Riacho dos Machados, que se queixam da mineradora Bio Gold, empresa canadense que atua na região.
Fragmentação – A Mineradora Sul Americana de Metais teve sua atuação também questionada em outra audiência pública, solicitada pelo deputado Charles Santos (Reublicanos). Na ocasião, foi questionada a legitimidade da fragmentação dos pedidos de licenciamento do empreendimento que será debatido no encontro da próxima segunda-feira. A primeira proposta apresentada previa o deslocamento de pelo menos 11 comunidades tradicionais geraizeiras em Grão Mogol, além da supressão de 70 nascentes e o rebaixamento de um aquífero na região.
Convidados – Já confirmaram presença na reunião o deputado federal Padre João (PT-MG), e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e da Comissão Pastoral da Terra, respectivamente, Felipe Leonardo Ribeiro e Luzia Alane Dias.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar