Montes Claros homenageia e se despede de Yara Souto

Muitas homenagens foram prestadas à prof. Yara Guimarães Souto durante seu velório, que foi realizado no Centro Cultural durante toda o dia deste sábado, 1, sendo enterrada na manhã de domingo, 2, no cemitério do Bonfim.

Grandes nomes da cultura montesclarina realizaram apresentações durante o velório da educadora e ex-secretaria de cultura de Montes Claros entre os anos de 2000 a 2001.

Augusto César Gonzaga, um dos fundadores do grupo raízes, cantou “Amo-te muito” de autoria de João Chaves, enquanto a população visitava o velório da educadora. O compositor Téo Azevedo também se apresentou, seguido do poeto Olímpio Elton, da cidade de Francisco Sá. A cantora lírica Maristela Cardoso também soltou sua bela voz emocionando aos presentes.

As homenagens foram belamente fechadas com as apresentações dos ternos de Catopês comandados por Mestre Wanderley Cardoso, Mestre Zanza, além das apresentações das Pastorinhas da Vila São Francisco de Assis comandadas pela Cacique Maria do Rosário.

O Agitador cultural Aroldo Pereira relembrou o período em que trabalhou ao lado de D. Yara Souto, durante o tempo em que ela atuou à frente da Secretaria de Cultura. “Agradou a maior parte da classe cultural de Montes Claros, respeitando as diferenças e atendendo muitas reivindicações dos artistas… Agora essa senhora linda, se transformou em memória”.

O professor Georgino Jorge de Souza Neto, o Gino, também destacou que enquanto na vida pública, D. Yara sempre foi acessível para os projetos culturais, sendo essa uma das marcas registradas de gestão como secretária. “Ela realizou um trabalho onde todos puderam levar a seu conhecimento seu planos de realização. Dona Yara atendeu a todos e pode assim dar muita dinâmica a seu trabalho como secretária de cultura” afirmou.

A maestrina Maristela Cardoso elogiou D. Yara e sua atuação frente à cultura de Montes Claros. “Ela foi uma dama de Montes Claros e se destacou por sua dedicação, carinho e zelo pela arte e cultura de nossa terra!”

Dona Yara exerceu também a função de Supervisora da Escola Dulce Sarmento durante a década de 1980. O historiador Wagner Gomes destaca essa grande função da professora. “Como mestra ajudou a formar gerações que, hoje, aqui se destacam. Uma grande dama, uma pessoa maravilhosa e uma profissional sem igual, deixa conosco muitos ensinamentos e grandes lições de vida. Para sempre será recordada com carinho, respeito e admiração”, afirmou.

 Yara Guimarães Souto é irmã do atual prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto. O enterro ocorreu às 9 horas da manhã deste domingo, 2, no Cemitério do Bonfim.

 

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar