Moradores discutem sobre a construção da APAC no Jardim Olímpico

Parlamentares se reuniram, nesta manhã, na Câmara Municipal de Montes Claros, à pedido do vereador Pastor Elair Gomes (MDB), com os representantes do bairro Jardim Olímpico, para discutir sobre a construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Estiveram presentes os vereadores Marlus do Independência (PT), Sotter Magno (PSD), Claudio Rodrigues (CIDADANIA) o e Odair Ferreira (SD ) e de forma remota Iara Pimentel (PT), Daniel Dias (PCdoB) e Raimundo do INSS (PDT ).

O terreno para construção da Apac, foi doado há dez anos. A área fica localizada no bairro Jardim Olímpico, e na época não tinha residências próximas. Hoje o local é habitado por aproximadamente  450 famílias.

Durante a reunião o presidente da associação do bairro, Renan Oliveira, acompanhado dos moradores Gilson Lacerda, Valmir Teixeira e Valdir Nogueira, pediram o apoio da Casa Legislativa. Lembraram que em 2019,  participaram de audiência publica, na época, proposta pelo ex- vereador Edmilson Magalhães  e que em Fevereiro de 2020 enviaram dossiê relatando toda a situação ao prefeito Humberto Souto.

Os representantes do bairro, destacaram problemas vivenciados diariamente por toda população daquela região, com a  falta de iluminação, transporte publico, escolas, cemeis, acessos ao bairro, posto de saúde – A escola mais próxima fica cerca de 5km de distancia, o acesso ao bairro se faz através do cruzamento de Juramento, dentre tantas outras necessidades, pontua Renan Oliveira.

O terreno doado pela prefeitura em 2009, hoje se encontra embarcado, por falta de alvarás e projetos necessários para a finalidade da construção da obra. Os representantes clamam pela fiscalização e pela segurança – Não sabemos como vamos viver naquele ambiente, como iremos criar nossos filhos e se estaremos de fato seguros, uma vez que, não terá policiamento para monitorar, lembra o morador Gilson Lacerda.

Após escutarem a todos , os vereadores informaram que irão enviar ao executivo documento com as reivindicações da população, como por exemplo, permuta por outra área do município. Outra  solicitação é o do esclarecimentos sobre todas as possíveis irregularidades da obra, assim como o prazo para conclusão que já teria que ser encerrado.

APAC

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O objetivo  da entidade é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar. A APAC se diferencia do sistema carcerário comum  porque os presos (chamados de recuperandos pelo método) são co-responsáveis pela recuperação deles, além de receberem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade. A segurança e a disciplina são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores das entidades, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.

Fonte: Luzia Chagas –  ASCOM Câmara Municipal de Montes Claros

Postado originalmente por: VinTV

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: