Morre o pai da TV em Montes Claros e região

Montes Claros está mais triste. Faleceu na tarde desta terça feira, 17, o jornalista Elias Siufi, considerado por unanimidade como o baluarte da comunicação norte mineira. Ele estava internado há mais de 1 mês no hospital Aroldo Tourinho para tratar de complicações em decorrência do diabetes. Deixa Víuva Dona Vera Siufi e os filhos Hervê e Caíco, além de netos e bisnetos. O Funeral ocorrerá a partir das 22 horas desta terça feira na Funerária Avelar. O sepultamento será as 10 horas da manhã desta quarta feira, 18 em local a ser marcado.
Como jornalista, diretor da Rádio Sociedade ZYD-7, pioneira da comunicação norte mineira e como sócio fundador da extinta TV Montes Claros, Elias Siufi deixa um legado de participação inegável no progresso e na transformação de nossa cidade no que ela é hoje. sem dúvida uma triste e irreparável perda!
Elias Siufi ainda foi provedor da Santa Casa de Montes Claros, Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial e Secretário Municipal de Fazenda.
O ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, começou sua trajetória política ainda jovem e como funcionário da Rádio Sociedade NM, então dirigida pelo jornalista e reconhece a importância dos trabalhos do “Dr. Elias” como era carinhosamente chamado pelos amigos e colaboradores da empresa.
– Qualquer relato da história de Montes Claros guardará um espaço dedicado a narrar a peripécia de Elias que, ainda jovem, chegou em nossa Moc nos anos 60 para dirigir a Rádio Sociedade. Transformou-a em um potente e respeitado veículo, audiência obrigatória de quem quer que quisesse saber o que acontecia na cidade…Depois veio a TV Montes Claros, predecessora da InterTV… À frente de quase todos os movimentos aqui ocorridos, o nosso Chefe participou de modo direto da origem desse portentoso progresso que desaguou pelas bandas de cá!Impossível dissociar Montes Claros do que ele realizou, pensando menos em si e muito mais nos outros – escreveu emocionado Tadeu nas redes sociais.
Abaixo um pequeno trecho do livro de Edes Barbosa que credita a Elias Siufi a liderança na implantação da primeira TV Geradora de imagens do Norte de Minas:

No início dos anos 80 nascia a primeira geradora de TV, a Intervisão, iniciativa de um grupo de empresários montesclarense liderado pelo jornalista Elias Siuff. A nova estação de TV utilizava a programação da Bandeirantes, não interferindo, portanto, na grande audiência da Globo. Entretanto, com o surgimento dessa empresa, surgia um novo capítulo na história da nossa televisão. Nessa mesma época, os sinais de TV do primeiro satélite brasileiro eram captados pelas primeiras antenas parabólicas utilizadas para uso doméstico. Novos canais via satélite foram implantados pelas prefeituras. As retransmissões via terrestre se tornavam ultrapassadas. Mesmo assim, o link pioneiro permaneceu 18 anos no ar sendo desativado em 1989 pelo prefeito Mário Ribeiro.

 

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar