Municípios do Norte de Minas se capacitam para receber Selo UNICEF

A Unicef e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) estabeleceram parceria para a capacitaçao dos 111 municípios mineiros no Selo Unicef, que tem inicio na segunda-feira às 14 horas e prossegue até quarta-feira, pela via virtual, por causa da Pandemia Coronavirus. São 62 municípios do Norte de Minas e 49 do Vale do Jequitinhonha. Nessa segunda-feira, às 14 horas, o Departamento de Politicas Sociais da AMAMS faz o acompanhamento da capacitação, na sede da entidade e ainda acompanhará os gestores municipais de Assistência Social do Norte de Minas. A capacitação de hoje envolverá os pólos do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
A coordenadora do Departamento de Politicas Sociais, Laila Tatiane explica esta capacitação auxiliará os municípios no tocante a identificarem a situação atual dos indicadores sociais, de como estão as ações neste momento e os desafios encontrados em todos os seguimentos. Uma vez que conteúdos serão relacionados às orientações referente as comprovações e o que os municípios realizaram para alcançar o Selo UNICEF e indo de encontro ao que estamos vivenciado neste momento em relação ao enfrentamento dà pandemia do Covid-19 (coronavírus). Ela lembra que a AMAMS acompanhou e foi parceiro da Unicef deste o início auxiliando na mobilização das ações e melhoria nós indicadores nos Municípios. Inclusive dois adolescentes da nossa região tiveram a oportunidade de participar em encontro em Brasília, sob indicação da Associação. Este ciclo de capacitação é o último, e neste caso fomos parceiros contribuindo assim com melhores indicadores voltados para política de atendimento da criança e adolescente.
O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiai, salienta que o Selo Unicef basicamente nasceu dentro da AMAMS, que historicamente sempre participou de todas atividades desde a primeira etapa, quando atendia apenas o Norte de Minas. A AMAMS entende que o Selo Unicef é um excelente instrumento para os municípios aperfeiçoarem seus trabalhos na área da infância e adolescência, além de apresentar os resultados alcançados. Ele aponta um dado interessante: o Norte de Minas melhorou desde o ano de 2000 os indicadores de mortalidade infantil e de crianças alfabetizada, além da desnutrição.
As capacitações serão virtuais, seguindo as recomendações de segurança das autoridades de saúde para conter a propagação do coronavírus (Covid-19). A formação envolve 12 videoaulas e uma série de encontros virtuais ou webinars junto a gestores públicos municipais, agrupados dentro de seus estados ao longo das próximas O conteúdo foi adaptado ao cenário atual com a inserção de orientações de suporte aos municípios acerca da prevenção e resposta à pandemia com contribuições de especialistas do UNICEF nas áreas de participação de adolescentes, educação, proteção, políticas sociais e saúde. Também serão abordadas as ações relativas aos direitos das crianças e dos adolescentes que os municípios ainda precisam comprovar para alcançar o Selo UNICEF e, quando necessário, as alternativas diante do momento atual. Os participantes têm até 30 de junho para comprovar, também de forma online, as atividades, por isso esclarecimentos sobre a comprovação e a simplificação desse processo também fazem parte dos temas detalhados nos encontros. Os encontros virtuais integram o 6º Ciclo de Capacitação, previsto na metodologia do Selo UNICEF desde o início desta edição, em 2017, como parte fundamental para seu encerramento.
Desde março, quando foi anunciada a suspensão dos encontros presenciais, o UNICEF e seus parceiros vêm trabalhando para oferecer soluções não presenciais para que os conteúdos previstos pudessem ser compartilhados com todos municípios participantes do Selo UNICEF. Apesar de não presencial, a participação remota de gestores municipais, articuladores do Selo UNICEF nos municípios e presidentes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente está garantida através de ferramentas de teleconferência e plataformas de encontros virtuais.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar