Natal: Dicas para faturar e aumentar as vendas

Após um ano difícil, mas com sinais de recuperação na economia, a chegada do Natal é oportunidade para lojistas fecharem o ano com saldo positivo. Mesmo num momento de incerteza e orçamento apertado, grande parte dos brasileiros não vai abrir mão de garantir os presentes, na data comemorativa mais importante para o comércio. É o que mostra uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
 De acordo com o estudo, 77% dos consumidores pretendem presentear alguém no Natal deste ano, o que significa que, aproximadamente, 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras neste final de ano. Outro dado importante da pesquisa é que as vendas no Natal movimentarão R$ 60 bilhões na economia nacional.
 Confiantes nesse bom momento, empreendedores de Montes Claros estão otimistas e apostam em aumento nas vendas no período. É o que acredita Maria Luísa Ribeiro Leonardo, proprietária da Ansa Magazine, tradicional loja de confecções e variedades no bairro Major Prates, um dos mais populosos da cidade. “Estamos otimistas e já percebemos um pequeno aumento nas vendas neste início de dezembro. Esperamos um acréscimo de 20 a 30% em relação às vendas de 2018. Ainda que, de forma tímida, percebemos que as pessoas estão dispostas a comprar. Quase ninguém deixa de consumir neste período”, afirma.
 A empreendedora conta que sua equipe está preparada e cita algumas estratégias para alavancar as vendas. ”Pelo fato de estarmos em um bairro, temos mais proximidade com grande parte da nossa clientela. Dispomos um atendimento mais próximo, oferecemos descontos e parcelamentos e proporcionamos estacionamento próprio, para maior conforto e praticidade dos nossos clientes”, relata.
 Diferencial
 Com tanta gente indo ás compras, a concorrência para fisgar o cliente também é maior. Para atender à expectativa do comprador e fazer com que ele entre na loja e saia com a compra efetivada, o analista do Sebrae Minas Arleandro Rodrigues elaborou algumas orientações. “ É preciso lembrar que venda é uma ação de troca de bens e serviços por valores monetários, por isso, é preciso que o vendedor esteja atento e preparado para fazer uma leitura objetiva daquilo que o cliente deseja”, ressalta.
 Confira algumas dicas que podem impulsionar as vendas e fidelizar clientes:
– Vitrines bem diversificadas e rotativas de forma a dar opções ao cliente;
– Exposição de produtos em promoção de forma bem visível para que chame atenção;
– Deixe os produtos expostos etiquetados e com preços bem visíveis;
– Produza uma fachada bem atrativa, mas com o cuidado para que o enfeite de Natal não obstrua o acesso de clientes;
– Mantenha as redes sociais bem atualizadas, com novos produtos e promoções, e deixe os produtos organizados por categoria, faixa etária, cor e tamanho;
– Tenha um cuidado especial com embalagens. Todo cliente gosta de levar a compra em papel ou sacola bem trabalhada, além de ser uma forma de divulgar a marca;
– Utilize estratégias como degustação, experimentação, simulação e test drive, para deixar o cliente sentir o que ele está comprando;
 – Faça abordagens práticas e objetivas, deixando o cliente à vontade, mas sempre atento se o mesmo deseja informações;
 – Deixe toda a equipe de vendas entrosada sobre as campanhas de divulgações, promoções e novos produtos.
 O analista destaca que além das lojas físicas, é preciso estar atento também aos cuidados com as vendas on line:
 
– Divulgue produtos em grupos com público alvo;
– Faça promoções com produtos de muita procura para que agreguem compra de outras mercadorias;
– Crie estratégias de sorteio de prêmios em curtidas ou compartilhamentos;
–  Tenha cuidado com estoques, negociando antes com fornecedores para que tenha produtos disponíveis para entrega;
– Fique atento a questão das entregas rápidas e certeiras, evitando que a mercadoria chegue depois do Natal.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar