Ovos de Páscoa pra vender!

A páscoa é uma das principais datas temáticas para que os pequenos empreendedores possam faturar com vendas de ovos de chocolate, principalmente os de fabricação artesanal. Mas, este ano a situação está bem mais difícil. Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, é preciso ainda mais buscar novas alternativas para manter e conquistar clientes.
Antes da pandemia, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab) previa aumento nas vendas de ovos de páscoa em relação ao ano passado, e um incremento de cerca de 16% no volume de mão de obra no período. Porém, a situação é outra, e os pequenos negócios, principalmente, devem sentir diminuição pela procura.
Empreendedores confiantes
A microempreendedora Lilliane Silveira, dá Bolateria da Vovó, no bairro Major Prates, em Montes Claros, não quer saber de crise e acredita que mesmo com o momento ruim as vendas na semana da Páscoa tendem a aumentar.
“É um momento difícil, mas não podemos entrar em desespero. É claro que não iremos vender como esperávamos, mas adotei medidas para agradar o cliente, como redução dos preços, serviços de entrega sem taxa, criação de novas receitas e tamanhos e muita divulgação nas nossas redes sociais. E ainda tive a sorte de ter comprado embalagens e matéria-prima antes da chegada do coronavírus. Com isso, mesmo com as dificuldades, estamos recebendo encomendas”, ressalta.
Fidelização da clientela
Outro empreendedor que acredita em boas vendas dos ovos de páscoa é Sebastião Silva Costa Filho, da Tião Doces Goumert, localizada no bairro Amazonas. Ele aposta na fidelidade da clientela e divulgação nas redes sociais para atrair novos compradores.
“Temos que acreditar, não podemos desanimar agora. Tenho vários clientes que compram todos os anos e, mesmo com este momento difícil, muitos vão comprar e até já estamos recebemos encomendas.  Investimos muito na divulgação nas nossas redes sociais e num contato mais próximo, com mensagens por aplicativo. Incrementamos o sistema delivery e entregamos pessoalmente em qualquer parte da cidade”, reforça.
Dicas para superar crise e otimizar as vendas
Além das estratégias usadas pelos empreendedores, o consultor do Sebrae Minas Mateus Martins destaca outras iniciativas importantes, sobretudo em momentos de crise:
– Quem já comprou, pode comprar de novo
Este é o momento de usar sua rede de contatos para garantir mais vendas. Converse com as pessoas que em outros anos foram clientes. Elas podem ser uma lista de consumidores em potencial. Faça contato pessoalmente com amigos e familiares
– Faça o diferente
Mostre para seu cliente o porquê ele deve comprar de você.  Use toda a sua criatividade para criar diferenciais se comparado aos anos anteriores e aos seus concorrentes. Pode ser um novo sabor; o ovo em um formato diferenciado, em um tamanho maior (em função das pessoas estarem reunidas em família), ou menor (para o caso daqueles que moram sozinhos); ofereça entrega em regiões próxima a sua casa; e use toda a sua imaginação para criar o senso de oportunidade no seu cliente.
– Crie pacotes e ofertas
Crie pacotes que incentivem os clientes a comprarem mais de um produto. A páscoa pode ser uma ótima oportunidade de presentear amigos e familiares, por isso, devemos criar campanhas que incentivem os consumidores a fazerem compras em conjunto. Exemplos: “Campanha compre 2 leve 3”, “50% na compra de um segundo ovo de páscoa”, ou qualquer outra campanha que incentive seu cliente a levar mais de um produto.
– Entregue mais que prometeu
Encantar seu cliente neste momento pode gerar várias indicações e, consequentemente, mais vendas. Por isso, busque apresentar diferenciais para ele. Use sua criatividade e mostre sua gratidão ao cliente por estar com você neste período turbulento. Envie um bombom personalizado, ou uma carta escrita à mão, ou qualquer outro mimo. Aqui, não importa o valor do presente e sim a atitude de carinho. Acredite, seu cliente irá valorizar.
– Utilize as redes sociais
Com a reclusão das pessoas em casa a presença nas redes sociais aumentou consideravelmente. Aproveite esse momento para postar conteúdos relacionados aos seus produtos. Tire boas fotos, crie sorteios e peça para seus amigos compartilharem seus posts.

Postado originalmente por: VinTV

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