Prefeitura faz parcerias para combater o Aedes aegypti na cidade de Montes Claros

Com o objetivo de debater a situação das arboviroses e avaliar os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti nas zonas urbana e rural do município de Montes Claros, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou a 3ª reunião do Comitê de mobilização de combate à dengue.
A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a participação das polícias Militar e Civil, representantes de diversas empresas, diretores de escolas públicas e privadas, igrejas, e representantes da sociedade civil organizada.
De acordo com o coordenador do CCZ, Flamarion Cardoso, a reuniu consistiu em apresentar os trabalhos realizados pelo Centro de Controle voltados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. “Estamos em constantes reuniões para encontrar novas estratégicas para reduzir os índices de infestação e consequentemente a disseminação dos vírus destas três doenças, além da formação de multiplicadores efetivos para esse enfrentamento e repasse de informes sobre a prevenção”, afirma.
Ainda de acordo com o coordenador, as discussões foram pautadas pela alta infestação do vetor segundo o resultado do LIRAa, pesquisa que apontou um percentual de 5,9% no início do ano. “Para revertermos esse quadro é fundamental a participação da população no controle diário em seus domicílios. O CCZ tem se empenhado nos trabalhos de controle e nas ações educativas, levando informações necessárias para sensibilizar a população quanto às medidas profiláticas, conhecimento sobre o vetor e seus agravos”, alerta.
No período de janeiro a março deste ano, os trabalhos foram intensificados com diversas atividades, dentre elas, parcerias com a Arquidiocese de Montes Claros. “Através das lideranças paroquiais, podemos divulgar informes nas igrejas no sentido de alertar a população sobre a importância do envolvimento na prevenção domiciliar, a fim de eliminar e desfazer possíveis criadouros do vetor”, observa.
Parcerias – Durante a reunião, o comitê fez parcerias de mobilização com as empresas Novo Nordisk, Café Três Corações, MRV Construtora, Transmoc, Elster, escolas municipais, igrejas e a Legião da Boa Vontade (LBV). “As discussões foram pautadas na intensificação das ações no controle do vetor, importância da notificação pelos serviços de saúde, realização de plano de ação nas regiões prioritárias com alto índice, contratação de agentes para suprir a necessidade das áreas descobertas, e participação efetiva das empresas na realização de atividades com funcionários, família e vizinhos”, disse.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar