Previsão do tempo: sensação de 40 graus

O final de semana em Montes Claros vai ser de sol forte e muito calor.
A previsão para este sábado será de 38 graus a máxima com dia parcialmente nublado. No domingo a temperatura vai oscilar entre 21 graus de madrugada e o pico será de 38 graus no período da tarde.
 
Já na segunda feira, a temperatura vai chegar aos 38 graus novamente.
 
A umida relativa do ar pode chegar a menos de 20 por cento, provocando mal estar e sensação de desmaio em algumas pessoas.
Hidrate-se
Nos dias quentes  o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal – eliminando água e sais minerais. Afinal, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.
É recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina – se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente!
Boa alimentação é fundamental
Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. A melancia, por exemplo, tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa.
Já o consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são bem metabolizadas por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois, e ninguém quer uma indigestão, não é mesmo?
Atividade física
Durante o exercício físico a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio, por isso é preciso ingerir líquidos! Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida.
A dica é: antes do exercício tome de 400 a 600ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar o exercício; Durante o exercício, caso o exercício tenha mais de uma hora de duração, tomar de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos e após o exercício, beba o suficiente para matar a sua sede.

Postado originalmente por: VinTV

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