Profissionais têm trabalhado nas ações de combate ao vírus da gripe H1N1 em Montes Claros

A Rede Municipal de Saúde de Montes Claros, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, realiza um importante trabalho quando ocorre um caso suspeito de infecção por H1N1 (também conhecida como “gripe suína”) na cidade.

Quando a informação sobre a suspeita chega à Secretaria de Saúde, uma equipe de profissionais imediatamente dá início a uma investigação, através da abordagem de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente nas últimas 48 horas antes da suspeita. Essas pessoas passam então por avaliação médica e, se estiverem incluídos nos critérios do Ministério da Saúde, recebem o medicamento Oseltamivir (Tamiflu), que é exclusivo da rede pública de saúde, não sendo encontrado em farmácias. O objetivo da ação é prevenir a disseminação da doença na cidade.

Em 2019, foram confirmados 7 casos de H1N1 em Montes Claros, com 3 óbitos.

H1N1 – A Gripe H1N1 é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe e é popularmente conhecida como gripe suína. Sintomas da doença e sua transmissão são bem parecidos com os da gripe comum – porém, as complicações podem ser mais graves. O problema da gripe H1N1, que é um subtipo do Influenza A, é que ela pode levar até mesmo os pacientes à morte devido ao agravamento dos sintomas. A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra, por espirro, tosse e partículas que saem da boca. Assim, é possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto).

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar