Prorrogado prazo para submissão de resumos no Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios

A alimentação com insetos faz parte de culturas e saberes tradicionais. Pesquisadores se dedicam aos estudos sobre produção, manejo e processamento destes animais, visando a produção de alimentos seguros e nutritivos. O tema será foco do Insetec 2019, evento realizado entre 6 e 8 de novembro no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros.

O evento reunirá especialistas para discutir a produção e utilização de insetos para a alimentação animal e também humana. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro e os interessados em submeter trabalhos para apresentação durante o evento têm até o dia 2 de outubro para inscrever seus resumos.

O evento congrega o I Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas e o II Simpósio Brasileiro de Antropoentomofagia e é organizado em parceria pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da UFMG em Montes Claros e a Associação Brasileira de Criadores de Insetos (ASBRACI).

Estão programados palestras e workshops. De acordo com os organizadores, entre os assuntos tratados estarão histórias e saberes tradicionais sobre insetos alimentícios, aspectos da produção, manejo e processamento de insetos, segurança alimentar, aspectos mercadológicos e regulatórios e outros. A programação está disponível no site do evento.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento. Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos: Etnoentomologia, Entomocultura e Tecnologias, Alimentos e Alimentação e Mercado e Legislação. Os candidatos à submissão de resumos devem ter realizado a inscrição e podem submeter até dois trabalhos.

A equipe avaliadora é composta por pesquisadores nacionais e internacionais. Os trabalhos selecionados irão compor os Anais do evento e também serão publicados em edição especial do Caderno de Ciências Agrárias, periódico científico do ICA.

Pesquisas

O Instituto de Ciências Agrárias desenvolve uma série de projetos de pesquisa com foco na utilização de insetos para alimentação. Os estudos apontam que os insetos são uma fonte de proteína alternativa às tradicionais já utilizadas, que alia a oferta de alto índice de nutrientes com a sustentabilidade na produção.

Os resultados da pesquisa demonstraram a eficácia da inclusão de farinha de insetos na dieta de animais para a redução da desnutrição e da obesidade.

Parte dos resultados foi apresentada em reportagem na edição número 2.034 do Boletim UFMG e também foi pauta do programa “Veredas da Ciência: Pesquisas e Projetos do Norte de Minas”, na Rádio UFMG Educativa.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar