Riqueza do artesanato regional na Festa do Pequi

Cerâmicas- Comunidade Santana do Araçuaí- ACERVO SEDE

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais- Idene traz toda a riqueza dos artesanatos regionais para um espaço na 29ª Festa do Pequi realizada do dia 07 a 09, na Praça da Matriz em Montes Claros.Serão artesãos representando o Norte e Nordeste de Minas e Vale do Jequitinhonha trazendo peças de cerâmica, arranjos de flores sempre vivas, Divinos de madeira, etc.
Prestigiarão a Festa do Pequi, artesãos vindos de Diamantina, Distrito de Galheiros e do Ponto dos Volantes, da Comunidade Santana do Araçuaí. 
Além de expostos, os trabalhos também estarão à venda.
“A Festa do Pequi é uma festa tradicional e importante da cultura montes-clarense e o Idene, como órgão fomentador e que valoriza o desenvolvimento da cultura e das cadeias produtivas, não poderia deixar de estar no evento, como parceiro da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura. “Estamos felizes por podermos trazer à cidade a riqueza de nossa artesanato ”, afirma a Diretora Regional do Idene, Márcia Versiani. 
Riqueza Cultural
O artesanato mineiro carrega muita beleza, riqueza e uma cultura pujante. A 29ª Festa do Pequi traz mais significado do quê apenas a comercialização. 
“A presença dos artesãos na feira vai além da exposição e comercialização dos artesanato, propriamente ditos, eles demonstrarão suas técnicas e vivências, e os processos de produção das peças”, esclarece Thiago Tomaz, Diretor de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, durante o evento serão expostos produtos feitos do processamento do pequi, como a polpa de pequi em conserva, óleo de pequi e também produtos dos diversos frutos do Cerrado como coquinho azedo, baru e outros, em uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo, Núcleo do Pequi, Sebrae.
“O nosso principal objetivo é fomentar o pequi e os frutos do cerrado, por isso estamos nessa parceria com a UFMG e demais órgãos, para proporcionar ao produtor um momento de expor o melhor que temos na nossa região”, reforça a técnica do Idene, Raíssa Gomes.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar