Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Montes Claros

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

O pré-lançamento da APAE MONTES CLAROS será dia 20 de agosto, terça-feira, às 19h, no Colégio INDYU. Esse evento segue a orientação da coordenação nacional da APAE, uma vez que esse período de mobilização busca o apoio da população, mas também, os profissionais de saúde de diversas áreas de atuação.

Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. A Federação Nacional das Apaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.

“Não fora as famílias e as pessoas com deficiência, quem melhor estaria enfrentando a sociedade em suas diferentes contradições, a fim de garantir que as pessoas com deficiência tivessem as mesmas oportunidades que as pessoas sem deficiência? Evidentemente, as famílias, com parte integrante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como parceiros, se juntam a profissionais, e outras entidades especializadas e congêneres, para aprimorar a cada ano, o exercício de seu protagonismo. O decorrer da trajetória da Rede Apae depende de cada momento histórico, vivenciado nos diferentes territórios, do contexto cultural, social, econômico e político, podendo avançar, estagnar ou retroceder em relação a sua própria atuação, como também na construção das Políticas Públicas destinadas à pessoa com deficiência.

Há 60 anos, as Apaes se multiplicaram, ampliando os princípios que emergem da Missão apaeana e que têm sido determinantes na atuação institucional em defesa e construção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ofertando serviços especializados de qualidade e organizados na perspectiva da inclusão social dos atendidos. Trata-se de uma rede de serviços que acumula mais de 60 anos de experiência e se expande para além de 2200 municípios brasileiros e um público estimado em 350.000 e respectivas famílias. “José Turozi- Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar